Atua em ações preventivas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

CONHEÇA A GRADE CURRICULAR DO CURSO

OBTER A GRADE CURRICULAR
A Sequencial agradece o interesse. A Grade Curricular foi enviada no seu e-mail. Para mais dúvidas ligue: 11 3371 2828 [VOLTAR]

Mercado de Trabalho

O mercado para o técnico de segurança do trabalho é amplo e predomina nas grandes empresas localizadas, principalmente, nas metrópoles do país. A região Sudeste é uma das que mais registra acidentes e doenças ocupacionais, por concentrar maior número de empresas, demandando ações preventivas importantes. Assim, torna-se um mercado atrativo para este profissional, que pode desenvolver importantes técnicas de profilaxia e prevenção da saúde do trabalhador, detectando os riscos ao profissional e apontando soluções.

Devido a uma maior preocupação com as condições de trabalho oferecidas aos funcionários e rigorosidade da lei que regulamenta as relações trabalhistas, a atuação do técnico de segurança do trabalho tem hoje grande impulso e variadas opções em seus nichos de mercado. Ele pode atuar desde pequenas empresas regionais até grandes multinacionais que procuram instalar suas filiais no Brasil. As empresas governamentais de médio e grande porte também podem ser locais de atuação para este profissional, pois se torna necessária a presença do técnico de segurança do trabalho nestas companhias para maior verificação do cumprimento das normas trabalhistas.

O salário médio para o técnico em segurança do trabalho em São Paulo é de R$ 2.000,00. (fonte:  http://www.salariometro.sp.gov.br/)

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

O curso técnico em Segurança do Trabalho prevê estágio opcional de 120 horas. *
*Para turmas a partir de 2018.

Registros

Unidade Brasilândia
Técnico em Segurança do Trabalho por Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 04/09/2015, publicada em DOE de 05/09/2015;

Unidade Capão Redondo
Técnico em Segurança do Trabalho por Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 08/08/2013, publicada em DOE de 10/08/2013.

Unidade Grajaú
Técnico em Segurança do Trabalho, por portaria do Dirigente Regional de Ensino de 14/12/2014, publicado no DOE de 16/06/2014.

Unidade Itaim Paulista
Técnico em Segurança do Trabalho
por Portaria DRE 134 de 10/10/2018, publicada em DOE de 19/09/2018

Unidade Pirajussara
Técnico em Segurança do Trabalho
 por Portaria DRE 134 de 10/10/2018, publicada em 19/10/2018.

Sequencial Carapicuíba
Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Segurança do Trabalho

Portaria do Dirigente Regional de Ensino de 03/08/2023, publicada em DOE de 04/08/2023 pg.30.

Duração do Curso

1 ano e meio (1200 horas)

Horários das Aulas

Manhã: 07h30 às 11h20
Noite: 19h00 às 22h30

- Ensino médio completo ou cursando o último ano do ensino médio
- 16 anos completos

Documentos para Matrícula

O aluno deverá apresentar cópias e os originais dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento
- RG
- CPF
- Título de Eleitor
- Fotos 3x4
- Comprovante de endereço atual com CEP (em seu próprio nome).
- Histórico escolar do ensino médio