5 Nov 2013

III SEMANA CULTURAL DE ELETRÔNICA

Unidade 3 - de 23 a 25 de setembro 2013

No 1º dia tivemos a presença do Srº Cláudio Velano, que representando a Empresa SCHNEIDER ELECTIC, palestrou sobre Automação Residencial, um seguimento da Eletrônica que tem crescido muito e requer uma demanda maior de profissionais atuantes, foi com clareza que o Srº Cláudio esboçou a importância de manter um padrão de qualidade usando recursos que podem determinar uma instalação segura e confiável usando equipamento adequado e materiais de resultarão em melhor funcionalidade, foi apresentado vídeos que enfatizaram a importância de prevenção contra acidentes com dispositivos Elétricos e suas instalações, neste quesito foi demonstrado por meio de um painel uma simulação de choque elétrico bem com os riscos e perigo em seu manuseio.

Algumas turmas de TST assistiram à palestra, uma vez que parte dos temas eram comuns ao curso de segurança no Trabalho.

“Turmas de outros Cursos da escola, Prestigiaram os Trabalhos das Turmas de Eletrônica”.

Os Projetos foram expostos a princípio para as turmas EL-M6, EL-T3 e EL-N11 que estão no 1º Módulo, nestas turmas muitos alunos não tinham noção da extensão da área de Eletrônica e do que era possível ser feito com idéias simples, porém, muito práticas, os projetos os ajudaram a esclarecer dúvidas e aumentar o interesse pela profissão. Houve comentários destas turmas se eles seriam capazes de fazerem projetos iguais aos expostos, tamanha à admiração referente aos projetos.

Comentário:

Os alunos estavam muito empolgados, com grande e real interesse nos projetos feitos por eles mesmos com auxílio dos professores, explicaram passo a passo como foram feitos os projetos. Vários projetos foram curiosos e despertou interesse nos visitantes, como cadeado eletrônico que abria somente com uma sequência de números correta, a maquete alimentada com energia Eólica também chamou atenção, pois, foram incluídos ao projeto iluminação noturna, o indicador de nível d’água também foi muito curioso e muitos não faziam Ideia que algo do gênero fosse possível de fazer, o contador óptico que pode ser usado em uma linha de produção para contar peças ou objetos, assim como os demais projetos com suas aplicabilidades ao mercado foram bem apreciados.

O objetivo foi alcançado, os alunos tiveram a oportunidade de expor seus conhecimentos por meio dos projetos, e ao ver o resultado final puderam granjear real contentamento de ter realizado plenamente o trabalho.

Esta foi a 3ª Semana Cultural do Curso de Eletrônica, estão previstos mais palestras ao longo do próximo Módulo, e segue o plano de projetos ao final de cada módulo, foi em todos os aspectos muito bons, acreditamos em eventos futuros que poderão assim como este trazer maior vivência ao aluno, por meio de uma visão mais abrangente da área de Eletrônica que está aquecida e tem carência de bons profissionais, assim sendo, contribuímos por ser uma empresa voltada para a educação, ajudando a formar profissionais competentes, podendo de todas as formas adicionarem seus conhecimentos adquiridos na escola expondo-os ao campo profissional, sendo referência neste sentido, levará consigo a marca que o formou, e estaremos na lembrança recente de ex-alunos que depositaram sua confiança em nosso trabalho e não foram ignorados. Com atendimento de qualidade em todos os setores, contribuímos para a capacitação de bons Profissionais.

Gostaria de aproveitar e agradecer a todos os que de forma direta ou indireta me auxiliaram nesta tarefa, aos colaboradores da unidade III que acompanharam a evolução das propostas feitas aos professores, e desenvolvimentos dos projetos bem como acordos firmados com empresas que se dispuseram em enviar seus palestrantes.

“Novos Projetos surgirão, com empenho e trabalho sério, colocaremos a término todos que nos propusermos a realizar”.

Luciano Pereira Cordeiro